quinta-feira, 6 de agosto de 2009

COMO INICIAR UM BONSAI - PARTE II

Uma vez escolhida a muda é a hora de escolher o vaso, deve-se levar em conta a forma do caule, do topo, a altura e a largura, para que tenham relação harmônica com a profundidade do vaso.
Existem algumas regras de harmonia quanto as geometrias e estilos, por exemplo: vasos redondos para troncos esbeltos, vasos retângulares para troncos retorcidos. Porém para ser considerado um bonsai devem ser respeitadas as seguintes regras :
  1. A largura da base do tronco deve ser maior ou igual a altura do vaso.
  2. O comprimento do vaso deve ser menor ou igual a dois terços da altura da planta.

4 comentários:

  1. Prezado Marcelo!

    Estou muito satisfeito com sua sucinta explicação sobre os primeiros passos da vida de um bonsai! Percebo agora que esta criação é mais complexa do que parece, é uma união de pequenos fatores, troncos, caule, vasos, folhagens que, em conjunto, fazem toda a diferença entre um bonsai bom e ruim.
    Gostaria de perguntar: como deve ser o adubo?
    Mais uma vez, obrigado!
    Atenciosamente,
    Matias. ^^

    ResponderExcluir
  2. matias em realidad es bem simples es observar a armonia da natureza e tentar reproduzirla as dicas sao para tentar ajudar mas o importante es o poder da observacao e a sintonia com a natureza isso se adquiere com a pratica porque nao tenta fazer um ??abraço

    ResponderExcluir
  3. Prezado Marcelo.

    Estou pensando seriamente na opção, meu único medo é exigir mais tempo do que posso dedicar a ele! Mas, mesmo que não agora, na época de pré-vestibular, possa faze-lo, com certeza um dia farei... Parece uma grande provação e responsabilidade para o corpo e a alma!
    Atenciosamente,
    Matias.

    ResponderExcluir
  4. Caro Marcelo, estou com uma muda de barriguda de um ano mais ou menos e com uns 45 cm de altura num vaso para iniciar minha arte,mas tenho uma certa duvida; ela continua crescendo e brotando novos galhinhos e qero saber se ja posso poda la ,e se for possivel como fazer a poda.Agradeço desde ja sua atençao.

    ResponderExcluir